quinta-feira, 5 de agosto de 2021

18ª Reunião com a Professora-Supervisora Mércia - 30/07/2021

    Nessa reunião com a professora-supervisora Mércia, ela nos explicou a respeito de como teoricamente funcionará o retorno às aulas presenciais com o máximo de segurança sanitária possível. Se todas as prerrogativas para proteger a comunidade escolar serão seguidas, não sabemos, restando-nos apenas esperar para ver e torcer para que dê tudo certo. 


    Os pais dos alunos foram consultados para saber quais permitiriam o retorno dos seus filhos e quais não. Os alunos que os pais não permitiram receberão os materiais de estudo em casa, já os que os pais permitiram irão ter aula nas escolas. Os encontros remotos, até segunda ordem, acabaram. Sendo assim, tendo em vista que nenhuma pessoa do meu grupo tomou sequer a primeira dose da vacina, não poderemos acompanhar as aulas presencialmente. 

    Por conta disso, nosso contato com os alunos, que já possui dificuldades como as apresentadas em outras postagens, terá mais uma, pois não teremos mais as 1h30/2h de atividade síncrona com eles. A fim de minimizar esse problema, estamos debatendo e colocando em prática mais atividades por meio do perfil no Instagram, que é o que nos restou como ponte até os alunos. Espero que essa situação melhore logo. 

    Abaixo temos um vídeo criado e postado no perfil pela minha colega Dafhine que representa o nosso sentimento em relação ao retorno das aulas: 


😂😥😂😥😂😥


15ª Reunião Geral - 28/07/2021

    Essa reunião geral fugiu um pouco do padrão que vinha sendo seguido. Como já foi colocado em alguma postagem neste blog sobre os encontros com todos os integrantes do nosso PIBID, a sistemática desses momentos é basicamente a seguinte: os grupos de cada supervisora apresentam as atividades que realizaram na quinzena que se passou, recebendo alguns comentários dos colegas e dos coordenadores; também há avisos sobre eventos, trabalhos necessários a ser feitos e coisas do tipo. 

    Meu grupo de PIBID, após discussão interna, decidimos que seria necessário expor as dificuldades que encontramos para realizar nosso trabalho junto à escola: chat fechado, tempo curto da aula, grande quantidade de alunos, superficialidade do contato com os alunos. Todas essas questões já foram registradas no meu blog e no dos meus colegas. 

    Todos sabemos que a educação não é só flores, então não podemos não é possível que nas reuniões foquemos apenas no lado positivo dela. Foi pensando nisso que expomos essas problemáticas, pois ela nos preocupa. Para minimizá-las, meu grupo tem se dedicado bastante e continuaremos assim: trabalhando com a existência delas, mas fazendo o que estiver ao nosso alcance para combatê-las e, quem sabe, saná-las.




segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Comunicado sobre o retorno das aulas presenciais e a aplicação das provas - 23/07/2021

     Os planos mudaram totalmente com a notícia do retorno às aulas presenciais marcado para o dia 16 de agosto. Como já dito, há a incerteza sobre como ficará a nossa atuação junto à escola nesse período que não poderemos acompanhar as aulas presencialmente. Aguardamos novidades sobre a nossa situação. Mas não ficamos parados obviamente. Estamos pensando em maneiras de atuarmos nessa nova realidade, visualizando o Instagram como uma ferramenta cada vez mais necessária para nos aproximar dos alunos. 

    Outra mudança foi em relação à aula da semana seguinte, que não mais abordará a questão da ortografia e dos efeitos de sentido, e sim dará início às provas bimestrais. Nós publicamos no Instagram uma postagem para relembrar e ajudar os alunos com os conteúdos que serão trabalhados na prova de língua portuguesa. 




17ª Reunião com a Professora-Supervisora Mércia - 22/07/2021

     Essa reunião, por motivações pessoais da Profa. Mércia, não ocorreu da maneira padrão, via Google Meet, e sim pelo WhatsApp. Tratou-se sobre a última aula em relação aos pontos positivos e negativos dela. Como já dito na postagem anterior, as ideias trabalhadas pela Letícia e pela Nathally foram ótimas. 

    Após isso, planejamos o que será trabalhado na próxima aula, que abordará o tema "assuntos ortográficos e efeitos de sentido". Pensou-se sobre o uso de propagandas que circulam na internet, memes, conversas, para trabalhar a questão da ortografia, visualizando as inconformidades e as adequações ao uso da norma padrão da língua. 


9º Acompanhamento das aulas da Profa. Mércia - 19/07/2021

    Após a Profa. Mércia e o Prof. Gerson explanarem o conteúdo sobre linguagem verbal e não-verbal, as minhas colegas Letícia e Nathally trabalharam esse assunto com questionários realizados nos stories do nosso perfil no Instagram

    Elas também, quando percebiam algumas dúvidas dos alunos em relação ao assunto estudado, tratava de resolvê-los, sempre procurando trazer o aluno para a aula, a fim de construí-la em conjunto com eles. Notando que os alunos conseguiram assimilar com solidez os conteúdos, as meninas iniciaram a próxima atividade, que necessitou de uma maior ação por parte dos alunos. 

    Essa outra atividade era a seguinte: a Letícia e a Nathally trouxeram algumas páginas de um gibi da Turma do Chico Bento com os balões de fala em branco. Como elas e os professores explicaram, os gibis podem ter uma linguagem mista ou não-verbal. Nesse caso, os alunos construiriam uma linguagem mista, inserindo nos balões as falas (linguagem verbal) que melhor se encaixassem com o contexto representado pelo desenho (linguagem não-verbal). Parabenizo minhas amigas pela ideia brilhante e que teve resultados muito positivos. 



14ª Reunião Geral - 14/07/2021

     Nessa reunião geral, tratou-se, inicialmente, sobre a provável volta às aulas presenciais nas escolas no mês que vem. Essa possibilidade é algo que intriga a nós, pibidianos, pelo fato de que, caso se realize, não poderemos, pelo menos não nesse primeiro momento, participar presencialmente das aulas. Acredito que haverá um prejuízo para a nossa iniciação a docência nesse cenário. Além disso, também nos preocupa as condições sanitárias da escola para atender, com segurança, toda a comunidade escolar. 

    Após esse assunto, os pibidianos da Profa. Socorro apresentaram as mais recentes atividades que desenvolveram junto aos seus alunos. Eles criaram um perfil no Instagram para servir como uma revista eletrônica, utilizando esse espaço para compartilhar leituras de forma criativa com seus alunos, as produções dos alunos, assuntos das salas de aula e vários outros conteúdos. Gosto bastante de ficar sabendo do que os outros grupos do PIBID fazem, pois são atividades muito bacanas e bem planejadas! 




16ª Reunião com a Professora-Supervisora Mércia - 13/07/2021

    Nós todos estávamos bastante contentes pela participação dos alunos nas aulas do dia anterior, o que fez com que o clima da reunião com a Profa. Mércia, que já é ótimo, ficasse melhor ainda. Discutindo sobre os textos descritivos produzidos pelos alunos, percebemos como é positivo para as aulas a produção textual  e definimos como uma das nossas prioridades para os próximos encontros com eles. 

    Além disso, planejamos o que seria trazido para a próxima aula, que será sobre linguagem verbal e não-verbal. Falou-se sobre gestos, placas de trânsitos, gibis, memes e figurinhas como meios de linguagem verbal, não-verbal e/ou mista que fazem parte constantemente da vida dos alunos e, com esse conhecimento obtido, poderão ter uma visão crítica maior a respeito deles. 


8º Acompanhamento das aulas da Profa. Mércia - 12/07/2021

    Com a finalidade de destacar o incômodo sentido em relação a seguinte situação, inicio este registro reflexivo sobre mais um acompanhamento das aulas da Profa. Mércia relatando o seguinte: mais uma vez, a aula começou e permaneceu durante grande parte do seu tempo com a ferramenta de bate-papo do Google Meet bloqueada.

    Quem abre e configura a sala de aula virtual é a coordenadora da escola. Nós, pibidianos, já informamos que vemos o fechamento do bate-papo como algo que mais atrapalha do que ajuda a aula, ao contrário da perspectiva da coordenação da escola. O impedimento do uso dessa ferramenta foi justificado por um potencial distrativo que ela proporciona aos alunos em relação à aula, podendo retirar o foco deles da aula. 

    No entanto, como por vezes foi discutido entre meu grupo do PIBID, essa argumentação, embora possa parecer verdadeira, esconde outras questões. No estudo, o silêncio é necessário para a concentração e obtenção do conhecimento obviamente. No entanto, em sala de aula, além de ser praticamente impossível controlar totalmente o falar dos alunos, não buscamos meios para calá-los. 

    As aulas da Profa. Mércia, pelo o que podemos acompanhar, baseia-se, como a maioria das aulas na educação básica no Brasil, numa tendência tradicional do ensino, utilizando a metodologia da aula expositiva. A aula expositiva, por si só, não é uma estratégia de ensino ruim. Quando é aberta para o diálogo, a sua capacidade de transformar e agregar à visão do aluno sobre o conteúdo e, quando bem objetiva, sobre a sociedade é imensa. 

    Tendo isso em vista, como é possível estabelecer uma aula expositiva dialogada, fugindo da tendência tradicional do ensino, na qual a aula é centrada no professor, sem a principal ferramenta de diálogo com os alunos? 

    Como sabemos, uma das grandes problemáticas do período de alunos remotas é conseguir que os alunos interajam. Nas nossas aulas, que possuem aproximadamente 100 alunos, poucos são o que interagem via áudio, sobretudo durante a exposição do conteúdo por parte dos professores, por vários possíveis motivos: vergonha, falta de condições tecnológicas ou de ambiente familiar para que isso ocorra. Acredito que, nivelando por alto, 3 ou 4 alunos utilizam o áudio para interagir. E esse número se aproxima de 0 (ou negativo, rs) no primeiro momento de explicação do conteúdo. 

    Quando há abertura do chat, há um considerável aumento de interação dos alunos na aula. Como também acontece no ensino presencial, os alunos, por vezes, falam sobre assuntos que diferem da aula, mas isso é a normalidade de uma sala de aula. 

    Outro ponto a se considerar é a real eficácia do fechamento do bate-papo para direcionar o foco dos alunos para a exposição do conteúdo. Se o aluno não está interessado, não tem condições (psicológicas/do ambiente) naquele momento para assistir a aula, não será o bloqueio do bate-papo que o fará aprender melhor. O aluno, simplesmente, dirigirá a sua atenção a qualquer outra coisa que não seja a aula. Aliás, esse ato terá um efeito contrário: se o aluno não pode participar, fazer a aula, em cooperação com o professor, por que ele se interessaria por estar ali? 

    Terminado a minha reflexão (pelo menos neste post, pois nunca há um ponto final nos discursos), exponho os acontecimentos da aula: iniciou-se com a explanação sobre tipo textual descritivo pela Profa. Mércia e pelo Prof. Gerson. Após isso, eu e a Lavínya, iniciamos algumas atividades para trabalhar o conhecimento obtido. 

    Aplicamos, primeiramente, com a exibição de cards com imagens borradas de alguns objetos da cultura pop (gibis, filmes, bandas, cantores, séries) e um pequeno texto descritivo abaixo. A partir do texto descritivo, os alunos descobriram qual objeto da cultura pop era aquele que estava borrado. 




    Além disso, também pedimos para que eles destacassem as partes de descrição objetiva e subjetiva no texto das imagens. Eles tiveram algumas dificuldades inicialmente, mas, com a explicação dialogada que realizamos junto com eles, relacionando aos seus gostos e realidades, conseguimos que eles assimilassem o conteúdo e respondessem com muita assertividade ao que pedimos. 

    Para responder à atividade, solicitamos que o bate-papo fosse reaberto. Houve uma pequena demora para que isso acontecesse, o que causa uma quebra no clima da aula. Com essa ferramenta disponível, a participação dos alunos foi tremenda e de muita qualidade. 

    Fiquei muito feliz com a minha desenvoltura nesse momento. Os alunos, por meio do bate-papo também (vale destacar sempre isso), fizeram comentários muito empolgantes sobre a participação dos pibidianos na aula. 


    Em seguida, utilizamos um jogo educativo online, sugerido pela Profa. Mércia, que consistia em uma roleta com diversas figuras nela. Pedimos para que os alunos escolhessem algum(ns) desses desenhos e o(s) descrevesse(m) da forma mais criativa que pudessem. 


Pedimos para que, quem quisesse, enviasse-nos o seu texto descritivo para o direct do nosso perfil no Instagram para que pudéssemos postá-los em reconhecimento a sua produção textual. 











15ª Reunião com a Professora-Supervisora Mércia - 06/07/2021

    No dia 06/07, um dia após a data de retorno dos alunos após o recesso escolar, reunimo-nos com a profa. Mércia com a finalidade de planejarmos as aulas desse novo bimestre. Os próximos assuntos a serem abordados na sala de aula serão os seguintes: 1) texto descritivo; 2) linguagem verbal e não-verbal, focalizando o suporte textual jornal; 3) uso de recursos ortográficos e efeitos de sentido. 

Como foi feito da última vez, para uma melhor organização, os assuntos foram divididos entre os pibidianos. Eu e a Lavínya ficamos responsáveis pela intervenção na aula sobre o texto descritivo; a Letícia e a Nathally, na aula sobre linguagem verbal e não-verbal; a Dafhine, a Jaine o Lucas, na aula que tratará sobre o uso de recursos ortográficos e efeitos de sentido.
    
    Essa divisão é feita mais para a organização de fala em sala de aula, tendo em vista o curto tempo que temos nesse momento. No entanto, no planejamento e estruturação, todos os pibidianos dão a sua participação. 

    Nessa ocasião, também foi nos adiantado a data prevista para a ocorrer a revisão pré-prova e a prova. É um tempo muito curto, no qual os alunos são bombardeados por assunto, o que impossibilita o aprofundamento necessário para a assimilação dos conteúdos que os leve a relacioná-los ao seu meio social de maneira crítico. Infelizmente, esse é um dos dilemas nos quais os professores se colocam: trabalho vários assuntos de uma maneira menos aprofundada ou focalizo em poucos para melhor trabalhá-los? 

    Com o uso do perfil que criamos no Instagram, tentamos dar continuidade ao assunto para fora da aula, com a finalidade de que ele não morra naquele espaço. 

    Por fim, a profa. Mércia nos pediu para que começássemos a escrever o relatório parcial do PIBID. 



Recesso escolar (21/06 até 05/07)

     No dia 21/06, iniciou-se o recesso escolar dos alunos. Sem a atividade síncrona de acompanhamento das aulas, utilizei esse tempo para organizar alguns assuntos pendentes do PIBID: a escrita do plano de trabalho e a atualização do blog. 

    Além disso, realizei algumas leituras e estudos sobre a prática educativa a fim de possuir uma bagagem maior sobre como agir na sala de aula para poder tirar o melhor dos alunos. 

    Segue algumas leituras realizadas: 

1) Capítulo 7 do livro Didática, de José Carlos Libâneo, intitulado: Os Métodos de Ensino

    Libâneo é uma das maiores referencias para o estudo da educação no Brasil. Optei pela leitura desse capítulo específico por ter sido um dos textos passados no período anterior que, infelizmente, não tive tempo para lê-lo. Nesse capítulo, Libâneo nos traz a sua perspectiva do que seria método de ensino, percebendo-o como alguém para além de procedimentos para transferir conhecimento. O método, numa relação constante com o objetivo e o conteúdo da aula, expressa o meio selecionado pelo professor, considerando as especificidade dos seus alunos, para fazer com que o conhecimento seja assimilado sempre visualizando o seu uso social. Ou melhor, de transformação social.  


2) Capítulo 1 do livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, de José Carlos Libâneo, intitulado: Tendências pedagógicas na prática escolar

    Nesse capítulo, Libâneo apresenta as diversas tendências que existem ou existiram no ambiente escolar. Separa-se as tendências em dois grandes grupos: pedagogia liberal e pedagogia progressista. Com a consciência de classe que o autor sempre traz em seus textos, ele coloca uma principal diferenciação entre esses dois agrupamentos: o primeiro não busca mudanças reais na situação da sociedade por meio da educação, já o segundo sim. 



Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.