No dia 21/06, iniciou-se o recesso escolar dos alunos. Sem a atividade síncrona de acompanhamento das aulas, utilizei esse tempo para organizar alguns assuntos pendentes do PIBID: a escrita do plano de trabalho e a atualização do blog.
Além disso, realizei algumas leituras e estudos sobre a prática educativa a fim de possuir uma bagagem maior sobre como agir na sala de aula para poder tirar o melhor dos alunos.
Segue algumas leituras realizadas:
1) Capítulo 7 do livro Didática, de José Carlos Libâneo, intitulado: Os Métodos de Ensino.
Libâneo é uma das maiores referencias para o estudo da educação no Brasil. Optei pela leitura desse capítulo específico por ter sido um dos textos passados no período anterior que, infelizmente, não tive tempo para lê-lo. Nesse capítulo, Libâneo nos traz a sua perspectiva do que seria método de ensino, percebendo-o como alguém para além de procedimentos para transferir conhecimento. O método, numa relação constante com o objetivo e o conteúdo da aula, expressa o meio selecionado pelo professor, considerando as especificidade dos seus alunos, para fazer com que o conhecimento seja assimilado sempre visualizando o seu uso social. Ou melhor, de transformação social.
2) Capítulo 1 do livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, de José Carlos Libâneo, intitulado: Tendências pedagógicas na prática escolar.
Nesse capítulo, Libâneo apresenta as diversas tendências que existem ou existiram no ambiente escolar. Separa-se as tendências em dois grandes grupos: pedagogia liberal e pedagogia progressista. Com a consciência de classe que o autor sempre traz em seus textos, ele coloca uma principal diferenciação entre esses dois agrupamentos: o primeiro não busca mudanças reais na situação da sociedade por meio da educação, já o segundo sim.
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