segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Recesso escolar (21/06 até 05/07)

     No dia 21/06, iniciou-se o recesso escolar dos alunos. Sem a atividade síncrona de acompanhamento das aulas, utilizei esse tempo para organizar alguns assuntos pendentes do PIBID: a escrita do plano de trabalho e a atualização do blog. 

    Além disso, realizei algumas leituras e estudos sobre a prática educativa a fim de possuir uma bagagem maior sobre como agir na sala de aula para poder tirar o melhor dos alunos. 

    Segue algumas leituras realizadas: 

1) Capítulo 7 do livro Didática, de José Carlos Libâneo, intitulado: Os Métodos de Ensino

    Libâneo é uma das maiores referencias para o estudo da educação no Brasil. Optei pela leitura desse capítulo específico por ter sido um dos textos passados no período anterior que, infelizmente, não tive tempo para lê-lo. Nesse capítulo, Libâneo nos traz a sua perspectiva do que seria método de ensino, percebendo-o como alguém para além de procedimentos para transferir conhecimento. O método, numa relação constante com o objetivo e o conteúdo da aula, expressa o meio selecionado pelo professor, considerando as especificidade dos seus alunos, para fazer com que o conhecimento seja assimilado sempre visualizando o seu uso social. Ou melhor, de transformação social.  


2) Capítulo 1 do livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, de José Carlos Libâneo, intitulado: Tendências pedagógicas na prática escolar

    Nesse capítulo, Libâneo apresenta as diversas tendências que existem ou existiram no ambiente escolar. Separa-se as tendências em dois grandes grupos: pedagogia liberal e pedagogia progressista. Com a consciência de classe que o autor sempre traz em seus textos, ele coloca uma principal diferenciação entre esses dois agrupamentos: o primeiro não busca mudanças reais na situação da sociedade por meio da educação, já o segundo sim. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.