quarta-feira, 3 de março de 2021

Comentários sobre as resenhas em vídeo dos meus colegas de PIBID

    Olá, pessoal! Infelizmente, não tivemos reunião no dia de hoje, devido ao início do semestre remoto na UFAL estar sendo bastante agitado. Mas não devemos ficar parados por causa disso, aliás, nem podemos, visto que temos atividades para serem feita. Uma delas é a tarefa de assistir aos vídeos dos meus colegas de PIBID (do meu subgrupo dentro do grupão, dividido da maneira que informei no post anterior) e os comentar. Segue os comentários abaixo: 


Lavínya Teodósio 



    Lavínya Teodósio opta, como a maioria, por resenhar o livro "A Elegância do Ouriço" de Muriel Barbery, iniciando sua fala com uma breve apresentação da autora. Logo, aborda uma das questões principais do livro: a divisão da sociedade em classes, aproveitando dessa deixa para introduzir as duas personagens principais: Reneé e Paloma. Descreve-as de forma concisa, mas que arremata a essência de ambas, demonstrando que, embora ocupantes de posições sociais distintas, possuem bastante semelhanças, pois vão além das imagens que as estereotipam. Ao falar da chegada de Kakuro Ozu, consegue transmitir para aquele que assiste sua resenha a importância desse personagem na história. Para finalizar com chave de ouro, termina com uma citação inspiradora em diálogo com o livro que é capaz de exprimir um dos principais sentidos que a obra traz: a de nunca desistir das pessoas. Parabéns, Lavínya!



Nathally Aciole


 
      Nathally Aciole escolheu o livro "O Incolor Tsukuru Tazaki e seus Anos de Peregrinação" para resenhar e, seguindo a boa e velha receita, começa sua resenha trazendo um pouco sobre o autor. Ao adentrar o livro pela apresentação de seu protagonista e dos subprotagonistas (?), demonstra que a obra possui um foco maior nos personagens e sua construção do que, por exemplo, "A Elegância do Ouriço", que também traz uma relevância ao contexto social da história aproximada (ou equivalente) à importância das protagonistas. Aciole também corrobora essa percepção, sem precisar necessariamente dizê-la, ao listar os temas abordados pelo livro, sendo todas ligado a questões existenciais humanas e de relação com o outro a nível pessoal. Ela consegue, com ótima qualidade, descrever os acontecimentos importantes que movem a história do livro, mas sempre deixando o mais relevante no ar, para atiçar a curiosidade do autor. Ao final, falando de forma positiva da escrita do autor, a resenhista diz que "quando ele tira uma curiosidade, ele coloca outra", e eu digo que ela conseguiu fazer o mesmo na sua resenha para ganhar o leitor. Parabéns, Nathally!



Jaine Neri 



    Jaine Neri, que também selecionou A Elegância do Ouriço, passa brevemente pela autora no começo do seu vídeo. Após isso, descreve de forma bem completa as duas personagens principais. Sem muita demora, ela apresenta o personagem Kakuro Ozu, alogando-se mais nele e cita alguns dos momentos mais gostosos de ler na história: o convívio entre Kakuro, Paloma e Reneé. Fala da presença de dois personagens-narradores que alternam a narração entre eles, sempre em primeira pessoa, e dos tópicos principais ligados ao social. Neri termina sua resenha com palavras lindas sobre o livro, manifestando a relevância que ele teve na sua vida (como se espera de uma boa leitura) e que pode ter na realidade de um possível leitor, fortalecendo essa sua fala com uma citação última do livro muito bem escolhida. Parabéns, Jaine! 



Letícia Monteiro 


    Letícia Monteiro, que escolheu o livro "O Incolor Tsukuru Tazaki e seus Anos de Peregrinação", começa sua resenha por apresentar o protagonista principal da história, Tsukuru Tazaki, e seus quatro amigos que possuem importância primordial no desenrolar da história. Da mesma forma que a Nathally Aciole, a Monteiro consegue despertar naquele que assiste a sua resenha uma curiosidade imensa para saber esse segredo da história tão bem guardado e circundado por elas, que ganhou, na resenha da Letícia, o adjetivo de "sombrio", aumentando muito mais a vontade de saber o que é. Por fim, gostaria de ressaltar a ótima descrição da história realizada pela resenhista. Parabéns, Letícia! 




Lucas Omena


    Lucas Omena optou pelo livro a Elegância do Ouriço e, a fim de melhor sistematizar sua resenha, divide-a em três capítulos. No primeiro, "Sobre a Autora", ele traz informações a respeito da autora advindas de uma pesquisa que, perceptivelmente, teve bastante dedicação. No segundo, "O Ouriço", ele trata sobre o livro em si, iniciando pela estruturação da sua narrativa, passando por uma profunda descrição das personagens e dos momentos inicias do livro e parando no momento ideal para o que ele se propôs a fazer: antes da chegada de um personagem que mudará a história. No terceiro e último capítulo de seu vídeo-resenha, ele traz suas observações sobre a obra, das quais gostaria de ressaltar a sua fala de perceber a periferia para além do espaço. Acredito que, com bastante qualidade, Omena conseguiu atingir seu objetivo posto no início do vídeo: cativar o futuro leitor para a obra. Parabéns, Lucas! 



Dafhine Alves


    A Elegância do Ouriço mais uma vez foi o livro escolhido, dessa vez por Dafhine Alves. Ela inicia apresentando a autora e a estrutura do livro. Na resenha da Alves, gostaria de chamar atenção para o fato de que ela foi a que mais tocou na personagem Manuela em sua resenha, que era uma das personagens que mais davam prazer de ter em cena. Além disso, a qualidade das citações escolhidas também é de se destacar. E, para finalizar meus comentários sobre a resenha da Dafhine, ressalto que ela foi a única que optou por não guardar o grande spoiler do livro de Muriel Barbery: a morte da personagem Reneé. Essa escolha, muito devido à forma com a qual ela mostra como a leitura desse livro mexeu com ela, não é algo capaz de afastar o leitor da obra, pois ela demonstra muito bem que o escrito como um todo vai muito além de um momento único (embora extremamente marcante). Parabéns, Dafhine! 


Um comentário:

Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.