quarta-feira, 10 de março de 2021

Atividade com base em dois artigos dos coordenadores

    Na última reunião (24 de fevereiro), os coordenadores pediram aos bolsistas para lerem dois artigos escritos por cada um deles (com a colaboração de ex-pibidianos). A partir dessa leitura, teríamos que responder a uma atividade que trata sobre alguns conceitos movidos em uma pesquisa de campo (especificamente na abordagem etnográfica). Aqui está os artigos, numerados como 1 e 2, e a atividade respondida:

Artigo 1: PEREIRA, A. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura. Revista Linguagem em Foco, v. 1, n. 3, 2020, p. 260-279.

Artigo 2: SILVA, Daniela Ferreira da; SIQUEIRA, Thalyta Vasconcelos de; GOMES, Luiz Fernando. Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência. FERREIRA, Maria Helena; DIAS, Jaciluz; SOUZA, Teciene Cássia de (org.). O trabalho com textos multissemióticos em sala de aula: perspectivas metodológicas. Catu: Bordô-Grená, 2021. 

 

1)      Após leitura individual do artigo 1, identifique no artigo:

 

a)      Momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsista/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas.

R: A atividade trabalhada no projeto do PIBID no artigo trata de propiciar um reencontro dos alunos com a leitura literária.  Percebendo a falta de hábito dos bolsistas em relação a esse tipo de leitura, os coordenadores-pesquisadores realizaram uma “atividade interventista” (PEREIRA, 2020) na qual propuseram que os bolsistas “compartilhassem sua trajetória com a leitura literária” (PEREIRA, 2020) a fim de que fosse realizado, primeiro, um reencontro dos bolsistas com a literatura, assim, dando-lhes propriedade para realizar a atividade com os alunos, ou seja, construindo “um lugar de fala”.

 

b)      Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

R: Os bolsistas puseram em prática a noção de “saber estar com!” (WINKIN, 1998) quando, por exemplo, optaram pela introdução à obra “O Cão dos Berkervilles” por meio de sua adaptação em filme, visto que é um meio mais próximo aos alunos. Além disso, quando perceberam a vontade dos alunos em produzir um cordel sobre o livro como a atividade transmídia, trazendo outros exemplos de cordéis para inspirá-los.

 

2)      Após leitura individual do artigo 2, identifique:

 

a)      Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.

R: No artigo, encontramos a noção do “saber ver!” nas práticas dos bolsistas/colaboradores principalmente em relação à escolha da obra literária. Eles não trazem uma ideia cristalizada em relação a isso, como apontam no texto: “a leitura de clássicos universais não escolhidos pelos alunos do 9º ano fugia completamente da nossa perspectiva” (GOMES, 2021). Mesmo tendo que ignorar à ideia institucional – da escola – sobre qual tipo de obra deveria ser abordado, eles preferiram a experiência de escolha da obra com a participação dos alunos, assim, provocando um interesse muito maior por parte deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.