quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Resenha: O Filho de Mil Homens - Valter Hugo Mãe

    Olá, pessoal! Esta é a primeira postagem do ano de 2021 referente a uma atividade realizada neste ano, e já apresento a vocês o resultado da tarefa mais desafiadora, até o momento, proposta no PIBID. 

    Na última reunião do ano de 2020, os coordenadores Luiz Fernando e Andrea da Silva trouxeram a ideia de um ciclo de leitura e o primeiro livro selecionados por eles foi O Filho de Mil Homens do autor português Valter Hugo Mãe. Com a finalidade de propagação dessas leituras, deu-se aos bolsistas a tarefa de fazer uma resenha sobre a obra em vídeo, pegando carona no sucesso dos booktubers. 

    Aqui está a minha resenha em vídeo:


    

    Eu adorei essa proposta, pois me fez realizar algo que eu nunca tinha feito antes: gravar um vídeo para o Youtube! Fiquei satisfeito com o resultado final do vídeo? Sim, mas sabendo que posso melhorar mais para as possíveis outras oportunidades. 

    Tentei me ater ao tempo sugerido de 5 minutos, mas admito que foi muito difícil, pois, embora seja um livro não muito longo, é de uma profundidade reflexiva imensa, abordando diversos temas sociais e existenciais. 

    Para finalizar, gostaria de mostrar um pouco do making-of  do vídeo, que me rendeu um pouco de dor de cabeça. 

    Não tendo uma câmera com tripé ou qualquer outra coisa para apoiar meu celular, criei esse maravilhoso apoio para ele utilizando da cadeira da mesa, um banco e alguns panos: 

    Na falta de um cenário superlegal como os dos booktubers que assisto, utilizei a parede na qual penduro um quadro de giz e tentei recriar a ilustração da capa do livro publicado pela editora Biblioteca Azul, que eu achei linda! 

    Consegui, finalmente, gravar uma versão do vídeo que me agradasse, após 2h em pé (agora, penso que eu deveria ter usado a cadeira para gravar sentado). Com a gravação concluída, procurei um programa de edição de vídeo e encontrei o Adobe Premiere Pro. Com o tempo que eu tinha, a edição se resumiu a fazer os cortes das partes desnecessárias do vídeo, pois foi a única coisa que aprendi a fazer nesse programa. Na primeira edição, o áudio ficou em desacordo com o vídeo e eu não fazia ideia de como resolver. Me desesperei um pouco? Sim... Já estava há 1h realizando os cortes? Sim... Mas, comecei tudo de novo e consegui finalizá-lo.

    

    E isso tudo acontecendo durante a madrugada! Foi um trabalho difícil, mas eu adorei e espero que vocês também tenham gostado! Assistam também as resenhas realizadas pelos meus colegas, que estão na descrição do vídeo no Youtube. Ficaram maravilhosas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.