Nós entramos de recesso no dia 20 de janeiro e ele está chegando ao fim hoje, visto que amanhã teremos o nosso encontro. Já sabe-se que não ficamos plenamente livres, leves e soltos nesse período, pois tivemos duas tarefas para serem realizadas, uma a fim de nos introduzirmos de forma prática ao método de pesquisa etnográfico e outra para darmos continuidade ao nosso clube de leitura, ambas disponibilizadas pelos coordenadores no "Blogão" (apelido dado carinhosamente pelos pibidianos que nos antecederam).
Mas será que eu não fiz nada além dessas duas atividades oficiais do PIBID? Claro que fiz! Não tanto quanto eu gostaria, mas fiz.
De acordo com o plano de leitura que fiz, conseguiria terminar o livro "A Elegância do Ouriço" e fazer o vídeo-resenha sobre ele ainda no mês de janeiro. No entanto, não consegui seguir o cronograma e finalizei a leitura e o vídeo apenas neste mês. Essa mudança de planos me fez refletir se entraria em um livro um pouco mais longo como "O Incolor Tsukuru Tazaki e seus Anos de Peregrinação" ou partiria para leituras menores que também surgiram devido ao PIBID. Acabei optando pela segunda opção.
Li o texto "A Literatura em Perigo" do Tzvetan Todorov, que foi muito bem falado pelos coordenadores em um dos encontros iniciais. Já tinha ouvido falar sobre esse escrito e seu autor em algumas aulas de literatura, mas nunca tinha lido nada dele. Todorov afirma que a literatura corre perigo e demonstra isso com diversos argumentos nesse texto, mas gostaria de ressaltar um muito caro para mim enquanto estudante de Letras: a literatura corre perigo, segundo Todorov, pois os estudantes não entram em contato com ela através da obra literária, mas pela crítica, teoria ou história literária, assim, fazendo com que o aluno veja a literatura apenas como uma matéria escolar.
Após a leitura do escrito de Todorov, iniciei o livro "Norma Culta Brasileira: Desatando Alguns Nós" do linguista Carlos Alberto Faraco, que foi indicado pela Professora. O livro já inicia tratando sobre o que seria a norma culta e como ela assume diversas posições errôneas e perigosas, como de sinônimo de gramática, norma-padrão ou expressão escrita. Ainda estou no começo, mas já percebo que irei aprender bastante.
Como podem ver, esses dois livros são ótimos para minha formação como futuro professor de língua portuguesa, porque fazem uma ótima discussão sobre o ensino da literatura e da língua.
Também dei início ao curso do Professor Luiz que ele disponibilizou no Blogão a fim de que saibamos mais sobre o uso da etnografia na educação. O curso se chama "Netnografia em Linguística Aplicada" e está disponível clicando aqui!
Por fim, também tive acesso às aulas da Professora Mércia, minha coordenadora supervisora, por meio do seguinte link: https://blogaopibid20.blogspot.com/p/galeria-ee-alfredo-gaspar-de-mendonca.html
É isso! Até a próxima!
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