No dia 12/04, acompanhamos a Profa. Mércia pela terceira vez em sala de aula. Eu pensei que iria faltar à aula dela, mas não houve aula para mim na faculdade.
Essa aula foi na qual nós, pibidianos, começamos a fazer pequenas intervenções¹, mesmo que na aula, e foi ótimo. A Jaine, minha colega, na nossa reunião dia 07/04, que antecedeu a esta aula, após ouvir a ideia da Profa. Mércia de propor uma construção textual coletiva, sugeriu a leitura deleite do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti para iniciar o encontro, e assim aconteceu. Foi apresentado um vídeo do Youtube com animação sobre a história e a narração dela. Foi ótimo! Acredito que o texto literário deve estar presente em todas as aulas, mesmo que em doses mínimas dependendo da disponibilidade delas. Promover o contato dos alunos com a literatura é sempre necessidade de primeira hora. Além do texto ter sido ótimo para ocasião, os alunos gostaram bastante dele.
Depois desse momento, a professora iniciou a sua explicação a respeito do conteúdo dessa aula, o gênero textual "redação" e o tipo textual "dissertativo-argumentativo". Terminada a explicação, partimos para o ápice dessa aula: a construção do texto coletivo. Para tanto, deu-se as instruções para os meninos se guiarem: cada um teria que escrever uma frase consecutiva da outra dita, mas tudo girando a partir da ideia de que "você está sozinho em uma ilha deserta e seu único companheiro é um palito de fósforo".
A Letícia, como combinado na reunião que anterior à aula, ficou responsável por transmitir a sua janela do word e juntar (sem muita arrumação, pois a ideia era essa) os trechos escritos pelos alunos, a fim de que eles pudessem enxergar o texto sendo construído.
Os alunos optaram por iniciar a história antes do momento proposto, no qual a personagem já se encontra na ilha.
Foi uma ótima experiência, com muita interação, criatividade e discussão a respeito de como melhor construir o texto. Houve um pouco de desorganização, como já era de se esperar, considerando diversos fatores, mas foi tirado um saldo bastante positivo dessa atividade, como pudemos ver em alguns comentários pelo chat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário