O
primeiro encontro entre os integrantes do PIBID Letras-Português ocorreu no dia
25/11, com a aula inaugural intitulada "Ensino de Língua Portuguesa em tempos de
pandemia: uma proposta para o ensino remoto com vistas aos multiletramentos",
apresentada pela Profa. Ma. Verônica Maria Silva dos Santos.
Ao
ler o título da aula, já fiquei bastante interessado, porque a questão do
letramento me entusiasma desde o meu primeiro contato com o tema, em um
minicurso ministrado pela Profa. Dra. Ana Lúcia da Silva Souza. Nele, ela
demonstrou a importância em pensar os multiletramentos numa perspectiva de
reexistência dos grupos sociais vulneráveis, considerando a linguagem enquanto
instituição da sociedade permeada por relações de poder. Além disso, a
professora Ana Lúcia demonstrou a necessidade e como era possível inserir as
práticas de multiletramentos na educação básica, a fim de desenvolver um aluno
não apenas alfabetizado, mas também letrado.
Retornando
para a aula inaugural proferida pela Profa. Verônica, adianto que o meu
interesse antecipado foi muito bem respondido. A pesquisadora, para o seu
trabalho, utilizou sua sala de aula como laboratório, mas não de uma maneira que
colocasse os alunos na posição de objetos de estudos inertes, e sim no lugar de
coconstrutores do saber. Assim, o objeto estudado foi a interação entre os
alunos e as diversas atividades propostas pela docente para a construção do
saber, do desenvolvimento dos multiletramentos.
A
primeira ideia utilizada pela professora foi a produção de uma sinopse sobre
uma série ou filme da preferência de cada aluno. Pode-se perceber, já na
concepção do exercício, um movimento essencial para a prática docente: a
entrada no universo dos alunos a fim de demonstrar que a disciplina está mais
conectada ao seu cotidiano do que pensam. Os adolescentes, tendo as aulas
presenciais suspensas devido a pandemia, vivenciando a época de ascensão dos
canais de streaming, estão em contato constantes com sinopses, um tipo de resumo.
A
professora expôs dois prints de conversas do WhatsApp – meio escolhido para a entrega
dos textos – com duas sinopses. Havia desvios da norma culta em ambos os
resumos, mas, como bem ressaltado pela Profa. Dra. Andrea da Silva Pereira, esses
“erros” não atrapalharam na finalidade primordial da linguagem, o estabelecimento
da comunicação, tendo os dois textos atendidos aos requisitos de uma boa
sinopse.
Chamou-me
a atenção a preocupação que a professora teve em não ranquear os discentes
pelas suas produções, para que isso não surtisse efeitos negativos nos que não
foram classificados entre os melhores, fazendo questão de realizar a leitura de
todos os textos. O docente, principalmente de Língua Portuguesa, deve ser
cuidadoso em relação ao processo de escrita do aluno, a fim de não bloquear um
potencial escritor ao classificá-lo como ruim ou pelo desencaixe do seu texto em relação à norma culta.
Após
essa atividade, a Profa. Verônica demonstrou outras duas realizadas: a criação de uma
história em quadrinhos e de uma literatura digital. A multimodalidade, iniciando
pelo ato de escrever o resumo, passando pelo uso do visual e do escrito nos
quadrinhos e finalizando no desenvolvimento de um projeto literário audiovisual,
foi um dos focos do trabalho da pesquisadora.
Ao
apresentar as histórias em quadrinhos, a professora fez um comentário muito
interessante, até um tanto subversivo quanto as práticas comuns dos educadores:
ela disse que, ao ver um aluno desenhando durante sua aula, não interrompe. Refletindo
sobre essa fala, percebi uma maturidade por parte da professora em relação aos
tipos de inteligência, pois o aluno que desenha não está simplesmente
distraído, e sim, praticando uma das inteligências.
Desse modo, a aula da Profa. Verônica foi extremamente inspiradora para nós, alunos iniciantes do PIBID, vislumbrarmos a possibilidade do multiletramento na sala de aula, utilizando de multimodalidades. Por fim, deixou-me também muito instigado a conhecer mais sobre esse tema, pois tenho um conhecimento muito escasso em relação a ele.
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