segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Aula Inaugural do PIBID Letras Português - 25/11

  

O primeiro encontro entre os integrantes do PIBID Letras-Português ocorreu no dia 25/11, com a aula inaugural intitulada "Ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia: uma proposta para o ensino remoto com vistas aos multiletramentos", apresentada pela Profa. Ma. Verônica Maria Silva dos Santos.

Ao ler o título da aula, já fiquei bastante interessado, porque a questão do letramento me entusiasma desde o meu primeiro contato com o tema, em um minicurso ministrado pela Profa. Dra. Ana Lúcia da Silva Souza. Nele, ela demonstrou a importância em pensar os multiletramentos numa perspectiva de reexistência dos grupos sociais vulneráveis, considerando a linguagem enquanto instituição da sociedade permeada por relações de poder. Além disso, a professora Ana Lúcia demonstrou a necessidade e como era possível inserir as práticas de multiletramentos na educação básica, a fim de desenvolver um aluno não apenas alfabetizado, mas também letrado.

Retornando para a aula inaugural proferida pela Profa. Verônica, adianto que o meu interesse antecipado foi muito bem respondido. A pesquisadora, para o seu trabalho, utilizou sua sala de aula como laboratório, mas não de uma maneira que colocasse os alunos na posição de objetos de estudos inertes, e sim no lugar de coconstrutores do saber. Assim, o objeto estudado foi a interação entre os alunos e as diversas atividades propostas pela docente para a construção do saber, do desenvolvimento dos multiletramentos.

A primeira ideia utilizada pela professora foi a produção de uma sinopse sobre uma série ou filme da preferência de cada aluno. Pode-se perceber, já na concepção do exercício, um movimento essencial para a prática docente: a entrada no universo dos alunos a fim de demonstrar que a disciplina está mais conectada ao seu cotidiano do que pensam. Os adolescentes, tendo as aulas presenciais suspensas devido a pandemia, vivenciando a época de ascensão dos canais de streaming, estão em contato constantes com sinopses, um tipo de resumo.

A professora expôs dois prints de conversas do WhatsApp – meio escolhido para a entrega dos textos – com duas sinopses. Havia desvios da norma culta em ambos os resumos, mas, como bem ressaltado pela Profa. Dra. Andrea da Silva Pereira, esses “erros” não atrapalharam na finalidade primordial da linguagem, o estabelecimento da comunicação, tendo os dois textos atendidos aos requisitos de uma boa sinopse.

Chamou-me a atenção a preocupação que a professora teve em não ranquear os discentes pelas suas produções, para que isso não surtisse efeitos negativos nos que não foram classificados entre os melhores, fazendo questão de realizar a leitura de todos os textos. O docente, principalmente de Língua Portuguesa, deve ser cuidadoso em relação ao processo de escrita do aluno, a fim de não bloquear um potencial escritor ao classificá-lo como ruim ou pelo desencaixe do seu texto em relação à norma culta.

Após essa atividade, a Profa. Verônica demonstrou outras duas realizadas: a criação de uma história em quadrinhos e de uma literatura digital. A multimodalidade, iniciando pelo ato de escrever o resumo, passando pelo uso do visual e do escrito nos quadrinhos e finalizando no desenvolvimento de um projeto literário audiovisual, foi um dos focos do trabalho da pesquisadora.

Ao apresentar as histórias em quadrinhos, a professora fez um comentário muito interessante, até um tanto subversivo quanto as práticas comuns dos educadores: ela disse que, ao ver um aluno desenhando durante sua aula, não interrompe. Refletindo sobre essa fala, percebi uma maturidade por parte da professora em relação aos tipos de inteligência, pois o aluno que desenha não está simplesmente distraído, e sim, praticando uma das inteligências.

            Desse modo, a aula da Profa. Verônica foi extremamente inspiradora para nós, alunos iniciantes do PIBID, vislumbrarmos a possibilidade do multiletramento na sala de aula, utilizando de multimodalidades. Por fim, deixou-me também muito instigado a conhecer mais sobre esse tema, pois tenho um conhecimento muito escasso em relação a ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner com os resultados finais do PIBID

Os dia 19/04, 20/04 e 21/04  foram dedicados à confecção do banner com os resultados finais das atividaes que realizamos no PIBID.